História

 

SEACOTURH - DESDE 1992: UMA HISTÓRIA DE LUTAS, TRABALHO E CONQUISTAS

 

 

FOTO: Sede própria

 

O SEACOTURH nasceu em 1992, da luta dos trabalhadores da antiga Enterpa (atual Qualix, empresa responsável pela coleta de lixo de Osasco), em defesa de seus direitos fundamentais, tais como o registro no emprego, o direito ao piso salarial, garantia de adicional pelo trabalho insalubre, de benefícios sociais importantes como o tíquete refeição e a cesta básica.

 

Naquela época, era comum o pagamento de apenas um salário mínimo por um mês inteiro trabalhado, sem qualquer benefício. Sem registro em carteira, muitos trabalhadores eram obrigados a fazer horas extras, sem receber por elas. Imperava a prepotência de muitos encarregados, chefetes e patrões, que tratavam os funcionários como um objeto descartável, exigindo jornadas excessivas e, quando alguém perdia a saúde, era simplesmente mandado embora, sem receber seus direitos.

 

Um movimento liderado por Arnaldo Camilo dos Santos, fundador e 1º presidente do SEACOTURH em defesa dos trabalhadores da Enterpa (hoje Qualix), culminou na fundação do Sindicato em 14 de fevereiro de 1992, data em que também foi eleita a primeira diretoria da entidade.

 

Tendo incorporado posteriormente as categorias da Limpeza Ambiental, Edifícios e Condomínios, Entidades Beneficientes Religiosas e Filantrópicas, Casas de Diversões, Compra, Venda e Locação de Imóveis, Oficiais Barbeiros e Similares, Lavanderias e Conservação de Elevadores. O SEACOTURH é seguramente um dos sindicatos que mais cresceu na região de Osasco (abrangendo nove cidades), com uma base territorial de aproximadamente quinze mil trabalhadores. Embora nossas categorias sejam as que mais sofrem com o processo de rotatividade, mantemos a média nacional de sindicalizações.

 

Nestes vinte dois anos de existência, registramos mais de duzentas greves reivindicatórias e de garantias de direitos trabalhistas. Sempre presente nos locais de trabalho, levando informação e incentivo às lutas, paralelamente o SEACOTURH, esmerou-se em oferecer serviços de qualidade aos seus associados, nas áreas jurídicas, médica, odontológica, social e cultural, em sua sede e externamente através de convênios, beneficiando centenas de trabalhadores e seus familiares.

 

Como prova inconteste dessa batalha vitoriosa que completou vinte e dois anos, possuímos uma sede própria com ótima localização, na qual, serve de exemplo de estrutura e administração, modernizamos nosso atendimento implantando um novo consultório odontológico na Cidade de Barueri atingindo dezenas de associados e dependentes mensalmente, dispomos também de 3 (Três) colônias de férias em parcerias com as Federações do grupo (FEMACO, FETHESP e FECOESP), sempre visando o bem social e qualidade de vida dos nossos representados.

 

Nossa luta, nos últimos tempos, foi redobrada para defender a organização sindical, trabalhando para melhoria dos nossos direitos, e fortalecimento de uma sociedade melhor e mais igualitária. 

 

Paralelamente a isto buscamos ampliar a participação dos companheiros em nossas lutas, objetivando mais diretos, tanto no campo econômico quanto de cunho social, pois Idealismo, determinação e coragem são nossas bandeiras e o nosso objetivo é sempre de vencer!